domingo, 11 de janeiro de 2009

Matérias interessantes.História do Brasil.Abolição da Escravatura.

Princesa Isabel.
Na época que Portugal colonizava o Brasil não tinha mão-de-obra para o trabalho manual e por isso eles tentaram usar os trabalho dos índios, mas os religiosos impediram.Então os portugueses resolveram fazer como os europeus daquela época.

Foram atrás de negros na Àfrica onde começou á escravidão.

Vários negros vieram em navios que naquele tempo eram conhecidos como NAVIO NEGREIRO.

Eles viam nos porões do navio e devido as más condições de viagem muitos delem morriam.

Muitas pessoas eram á favor e outras não.Era o caso abolicionistas (grupo formado por religiosos,literatos,políticos e pessoas do povo.)

Essa prática durou quase 300 anos.

Um dos maiores fatores que ajudou á escravidão durar muito tempo foi o econômico.A economia era muito importante naquela época e sem o trabalho escravo não era possível à economia.O trabalho deles era muito pesado.

À partir de 1870,a região Sul passou a contratar brasileiros e imigrantes assalariados.

No norte as usinas substituíram os os primitivos engenhos fato que diminuiu o número de escravos.

As grandes cidades o desejo era do surgimento de indústria.Tentando não dar prejuízos aos proprietários o governo pressionado pela Inglaterra,foi alcançando os seus objetivos pouco a pouco.

O primeiro foi em 1850 com a extinção do tráfico negreiro.Vinte anos depois foi declarada a Lei Ventre-Livre(28 de setembro de 1871).Esta lei tornava livre os filhos das escravas que nasceram à partir de sua promulgação.

Em 1885 foi aprovada a Lei dos Sexagenários que tornava livre os escravos com mais de 65 anos.

Mas foi mesmo em 13 de maio de 1888,através da LEI ÁUREA,que todos os escravos foram libertos no Brasil.Esta Lei foi assinada pela Princesa Isabel.




Nenhum comentário:

Postar um comentário